São Paulo

O Grupo de Pesquisa em Culturas Visuais e Experimentações Geográficas (MIRAGEM), sediado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), foi criado no ano de 2013 como o polo São Paulo da rede. Desde então, o grupo tem nas imagens, nas geografias, no campo educacional e nos estudos culturais, a centralidade de suas produções investigativas.

 

Convém destacar que a lida do grupo devota-se a escrutinar dois flancos: um voltado para as linguagens codificadas, tais como, os mapas; e outro para as linguagens polissêmicas como fotografias, desenhos, produções audiovisuais e cinema. A coordenadora do grupo tem, nos estudos culturais, seu principal investimento na formação de pessoal, em decorrência de orientar no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais (nível: mestrado acadêmico) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Nesse sentido, as repercussões do trabalho do grupo junto à comunidade científica e comunidade em geral centram-se na participação em eventos científicos no Brasil e no exterior, resultando na publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais e livros. Mais informações aqui.

 

As principais linhas de pesquisa desenvolvidas são: Crítica da cultura; Cultura, Saúde e Educação; e Educação, Gênero e Saúde. Atualmente a coordenadora desenvolve a investigação individual “A tatuagem no Brasil: trajetórias e tendências de uma prática” e participa do projeto comum da rede “As telas da escola”.

Coordenação: Valéria Cazetta

 

E-mail de contato: vcazetta@usp.br