Xinguara

O polo Xinguara está vinculado ao Curso de Licenciatura em Geografia da Faculdade de Ciências Humanas do Instituto de Estudos do Trópico Úmido da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

 

As atividades de pesquisa e extensão que tomam a relação entre a educação pelas imagens e o pensamento espacial como centrais para pensar as espacialidades amazônicas tiveram início no ano de 2019, e estão atreladas as atividades desenvolvidas pelo GEPEG – Grupo de extensão e pesquisa em educação geográfica da Unifesspa.

 

As investigações e exercícios de pensamento com e pelas imagens amazônicas estão vinculadas a linha de pesquisa – Diferentes Linguagens na Educação Geográfica. Os projetos de pesquisa “As imagens-amazônia: exercícios de pensamento na educação geográfica”, e de extensão “Oficinas Experimentais em Educação e Meio Ambiente” tratam de investigar quais espacialidades amazônicas circulam pelas imagens didáticas presentes no âmbito da geografia escolar, através de pesquisas em imagens de livros didáticos utilizados pela rede municipal de educação, e de encontros com estudantes e educadores/as das escolas públicas municipais de Xinguara que tornam possíveis o (re)conhecimento de amazônias e de geografias que são e podem ser mobilizadas com e pelas imagens. Possui, atualmente, dois bolsistas.

 

Coordenação: Raphaela de Toledo Desiderio , que é membro da Rede desde 2013, quando integrava o grupo do polo Florianópolis