Vitória

O Polo Vitória da rede é composto pelo Grupo de Pesquisa POESI – Política Espacial das Imagens e Cartografias, que é registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e está sediado no Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias do Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES.

O POESI desenvolve pesquisas sobre a temática da cartografia, seja da cartografia geográfica, seja da cartografia como analítica. Seu escopo é a investigação das imagens cartográficas na relação com o pensamento sobre o espaço no contemporâneo, tendo como referenciais a cartografia crítica, a geografia e a filosofia da diferença. O Poesi se organiza em duas linhas de pesquisa: "linguagens geográficas" e "mapeamento colaborativo e participativo".

Na linha de pesquisa "linguagens geográficas" são desenvolvidos estudos sobre linguagens cartográfica e audiovisual com o propósito de pensar possibilidades metodológicas para pesquisas com Imagens na Geografia, que, visa problematizar os modos de pensar o espaço herdados da Cartografia Moderna e suas conexões com as práticas geográficas, educativas e escolares. Já a linha de pesquisa "mapeamento colaborativo e participativo" dedica-se ao aprofundamento de estudos sobre as metodologias e práticas de mapeamento, apropriadas pela sociedade e seus desdobramentos em políticas espaciais.

O Polo Vitória organizou e sediou o III Colóquio Internacional "A educação pelas imagens e suas geografias", em 2013.

Coordenação: Gisele Girardi

E-mail de contato: gisele.girardi@ufes.br