Dourados

O polo Dourados (MS) está sediado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Entre os anos de 2011 e 2014 este polo esteve integrado ao polo Presidente (SP) articulando-se ao Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas, sediado na UNESP de Presidente Prudente. Em 2015 foi criado o Grupo de Pesquisa (Geo)grafias, linguagens e percursos educativos vinculado ao Curso de Graduação e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, passando, assim a constituir-se o polo Dourados formado por pesquisadores e alunos vinculados a este grupo.

 

Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo estão voltados às discussões sobre as potencialidades das diferentes linguagens na construção do pensamento espacial em percursos educativos. As pesquisas realizadas possuem como foco a reflexão sobre as linguagens imagéticas (cinema, fotografia, cartografia, entre outras) visando aprofundar metodologias e temas que apontem outras possibilidades de produção de significados para os estudos científicos da Geografia, sobretudo em percursos educativos. As pesquisas destacam, também, a reflexão sobre as práticas educacionais que são desenvolvidas no interior da escola, de forma que estas busquem trabalhar com as diferenças existentes, bem como as relações de identificação e diferenciação que ocorrem não apenas em seu interior, mas que se estendem externamente.

O grupo possui 2 linhas de pesquisa:

1) Cultura(s) e ensino de Geografia: O objetivo desta linha é realizar estudos e pesquisas sobre as relações entre cultura(s) e educação tendo como foco o ensino de Geografia. Incluem-se pesquisas sobre a educação escolar indígena, a educação em áreas de fronteira, entre outros contextos educacionais nos quais a interculturalidade destaca-se como elemento e questão central.

2) Ensino de Geografia e Linguagens: As pesquisas desenvolvidas nesta linha objetivam analisar e refletir sobre as potencialidades das diferentes linguagens na construção do pensamento espacial em percursos educativos.

As atividades do Grupo desenvolvem-se no Laboratório de Multimeios Didáticos de Geografia da Faculdade de Ciências Humanas da UFGD.

 

Coordenação: Flaviana Gasparotti Nunes

E-mail de contato: flaviananunes@ufgd.edu.br