Unicamp-Campinas

Este polo está presente na Rede Imagens, Geografias e Educação desde seu início, tendo sediado o Colóquio “A educação pelas imagens e suas geografias”, em 2009, evento que marcou o enredamento de um grupo de investigadores/as em torno desta Rede.

 

Os pesquisadores deste polo encontram-se vinculados ao Laboratório de Estudos Audiovisuais-OLHO, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP.

As principais linhas de investigação deste polo se relacionam com as dimensões educativas das imagens, especialmente as do cinema e da fotografia. As pesquisas atualmente desenvolvidas se utilizam do (anti)método cartográfico, tendo intercessores conceituais autores como Doreen Massey, Cezar Migliorin, Fernand Deligny, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Eugénia Vilela, Ailton Krenak e intercessores imagéticos artistas como Eduardo Coutinho, Cao Guimarães, João Salaviza, Cassio Vasconcellos, Francis Bacon, bem como as experimentações fotográficas e cinematográficas dos professores e das crianças envolvidas nas pesquisas, entre as quais o Projeto “Lugar-escola e cinema: afetos e metamorfoses mútuas”, financiada pela Fapesp.

Coordenação: Wenceslao Machado de Oliveira Junior

https://laboratorioolho.weebly.com/wenceslao.html

 

E-mail de contato: wences@unicamp.br