Rede internacional de pesquisa "Imagens, Geografias e Educação"

  • Twitter Clean
  • Flickr Clean

CEARÁ

RESUMO E PARTICIPANTES

O ponto de partida para as pesquisas do Pólo Crato na Universidade Regional do Cariri (URCA) é a região do Cariri no sul do Ceará e a produção e interpretação das suas imagens e geografias. Há uma ênfase especial na educação já que o curso de licenciatura em geografia (dois turnos) representa o maior campo de atuação para (re)pensar a cultura visual regional, refletir sobre a prática docente e discente e produzir material didático para a sala de aula. O Cariri ocupa uma posição de destaque no Nordeste brasileiro devido à diversidade das suas manifestações culturais, as romarias em homenagem ao Padre Cícero em Juazeiro do Norte e o patrimônio paleontológico único no mundo (fósseis do Mesozóico). Esse cenário é um forte estímulo para a produção de imagens e pesquisas.

Projetos recentes incluem a interpretação de mapas do mundo feito por crianças e adolescentes, mapas mentais da região do Cariri como formas de narrativa e discurso (carto)gráficos e as representações e paisagens simbólicas de Juazeiro do Norte.¹

Coordenadores

Prof. Dr. Jörn Seemann

Prof. Ms. Glauco Vieira Fernandes

DEGEO/URCA

Pesquisadores

Bolsistas

Cassio Expedito Galdino Pereira (extensão)

Marciana de Sousa Sobreira (estagiária)

Colaboradores

Antônio José Bezerra (graduado em Geografia)

Publicações e apresentações recentes

SEEMANN, J. Subvertendo a Cartografia Escolar no Brasil. Geografares: Revista do Mestrado e do Departamento de Geografia, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espirito Santo, v. 12, p. 138-174, 2012.

SEEMANN, J. Cartographic Story-Telling, Performance of way-Finding and (E)Motional Mapping in the Cariri Region, State of Ceara. Boletim de Geografia (UEM), v. 30, p. 5-13, 2012.

FERNANDES, G. V. Paisagens em movimento da "cidade sertaneja": uma agenda de trabalho para o estudo das representações no cinema. Tendências (Crato), v. 2, p. 365-380, 2009.

¹ Essas atividades são parte do Projeto “Imagens, geografias e educação”, Processo CNPq 477376/2011-8.

Aluno do quarto semestre do Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri representando o conceito de globalização